Apresentação
Com 286 anos de fundação, Fortaleza é marcada por influências indígena, portuguesa, holandesa e francesa. Isso faz da capital cearense uma das cidades de maior diversidade artística e cultural do Brasil.
Ao todo, a Cidade conta com 63 equipamentos culturais registrados pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Dos praticantes de atividade culturais tradicionais, quatro são nomeados Mestres da Cultura pela Secult.
Os bens tombados são 58, em âmbito municipal, regional e federal. O Theatro José de Alencar, o Passeio Público, o Centro Cultural Dragão do Mar, o Museu do Ceará, o Estoril, o Mercado dos Pinhões e, mais recentemente, o Cuca Che Guevara, são exemplos de espaços que respiram cultura e que proporcionam atividades ligadas à arte e ao lazer.
A cidade é popularmente conhecida pelos festejos juninos e os tradicionais desfiles de maracatu, além de festas como o pré-carnaval, com apresentação de blocos e afoxés. Nos últimos anos, o Réveillon de Fortaleza vem se consolidando com uma das festas mais importantes do calendário cultural, brindando moradores e turistas com a chegada de um novo ano.
Cultura