Apresentação

O ano de 2012 se caracterizou por grandes investimentos em infraestrutura para a capital cearense. Obras de qualificação urbana e grandes construções, que já estavam sendo realizadas, ganharam impulso com a escolha de Fortaleza como subsede da Copa Mundial FIFA 2014. Legado para os cidadãos, os investimentos têm como objetivo também preparar a cidade para receber a demanda de turistas, que deve crescer com os seis jogos já confirmados do evento.

Em fase de teste, o metrô de Fortaleza (Metrofor) começou a operar esse ano. Estima-se que, quando concluídas todas as linhas, os trens elétricos levarão cerca de 840 mil passageiros diariamente. Desde 2008, 15 obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), por sua vez, já foram finalizadas. Ao final das obras, o programa terá implantado 45km de corredores de transporte, 14km de vias alargadas, 23km de restaurações viárias, 30km de ciclovias, 82km de rede de drenagem e 122 semáforos inteligentes. O Pacote da Copa de Mobilidade Urbana vem somar a esses investimentos restauração, recapeamento e sinalização de vias, além de melhorias na drenagem e na iluminação pública.

Será realizada ainda a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que passará a ter capacidade para 14,2 milhões de passageiros por ano. O Porto do Mucuripe também receberá um novo terminal de passageiros, que deve atender à demanda turística, disponibilizando espaço adequado para a atração de cruzeiros marítimos. Fortaleza conta ainda com o Porto do Pecém, um dos mais importantes do país.